Conteúdo do artigo principal

Autores

As concepções dos professores são quadros de referência cognitivos guiados por sistemas de crenças pessoais. Sua relevância se deve ao fato de que as concepções influenciam diretamente seus processos decisórios. Esta pesquisa estuda a mudança ao longo do tempo das concepções de uma professora sobre ensino e aprendizagem de ciências, através de uma análise qualitativo-descritiva dos conteúdos de duas ações constitutivas da prática: ações de planejamento, por meio de unidades didáticas; e ações de implementação, por meio de transcrições de aulas. Como resultado, foi possível atribuir um modelo didático a cada conteúdo e identificar a concepção associada.


Os resultados mostram que durante o ano de 2019, a professora mudou gradativamente sua concepção, planejou e implementou ações educativas consistentes inicialmente com um modelo didático construtivista, posteriormente com um modelo empírico-positivista e, por fim, com um tradicional. Por outro lado, verificou-se que, durante o ano de 2020, as concepções identificadas foram menos variáveis e apresentaram maior coerência com o modelo didático de ensino das ciências tradicionais. Com relação ao ano anterior, as evidências sugerem um retrocesso na evolução da concepção da professora.


Conclui-se que as concepções sobre ensino e aprendizagem das ciências da professora mudaram no tempo, afetadas por fatores como decisões institucionais sobre a ação de planejamento, metodologias de ensino e aprendizagem recebidas pelos professores, formação profissional, participação em cenários de ação pedagógica e decorrências da pandemia de Covid-19 nos ambientes de aprendizagem.

Maria Camila Ortiz Giral, Planetario de Bogotá

Mg. en Pedagogía, Universidad de La Sabana, Chía, Colombia.

Formadora, Planetario de Bogotá, Bogotá, Colombia.

Correo: mariacamila.ortizgiral@gmail.com

ORCID: 0000-0002-8611-1136 

Pedro Eliseo Ramírez Sánchez, Universidad de La Sabana

Mg. en Pedagogía, Universidad de La Sabana, Chía, Colombia.

Docente, Universidad de La Sabana, Chía, Colombia.

Correo: ramirezp2002@gmail.com

ORCID: 0000-0003-3422-0936

Acevedo, C., Porro, S., y Adúriz-Bravo, A. (2013). Concepciones epistemológicas, enseñanza y aprendizaje en la clase de Ciencias. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (34). https://doi.org/10.17227/01213814.34ted28.46

Briceño, J. J. y Benarroch, A. (2013a). Concepciones y creencias sobre ciencia, aprendizaje y enseñanza de profesores universitarios de ciencias. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 8(1), 24-41. http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v8n1/v8n1a03.pdf

Briceño, J. J., Benarroch, A. y Marín N. (2013b). Coherencia Epistemológica entre Ciencia, Aprendizaje y Enseñanza de Profesores Universitarios Colombianos. Comparación de Resultados con Profesores Chilenos y Españoles. Enseñanza de las ciencias, 31(2), 55-74.

https://doi.org/10.5565/rev/ec/v31n2.741

Daza-Pérez, E. P. y Moreno-Cárdenas, J. A. (2010). El pensamiento del profesor de ciencias en ejercicio. Concepciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias naturales. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(3), 549-568. http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen9/ART4_Vol9_N3.pdf

Fernández Nistal, M. T., Tuset Bertran, A. M, Pérez Ibarra, R. E., y Leyva Pacheco, A. C. (2009). Concepciones de los maestros sobre la enseñanza y el aprendizaje y sus prácticas educativas en clases de Ciencias Naturales. Enseñanza de las Ciencias, 27(2), 287-298. http://hdl.handle.net/11162/23885

Fernández, G. (2002). Una escuela amena y formativa. En Solana, F. (Compilador). ¿Qué significa calidad en la educación? (pp. 139-152). Noriega.

Fernández, M. T, y Tuset, A. M. (2008). Calidad y equidad de las prácticas educativas de maestros de primaria mexicanos en sus clases de ciencias naturales. Revista Iberoamericana sobre Calidad, E! cacia y Cambio en Educación, 6(3), 156-171. Recuperado el 15 de agosto de 2008, de http://www.rinace.net/arts/vol6num3/art7.pdf

Kramer, A. B. (2015). Las concepciones epistemológicas y didácticas explícitas de alumnos del Profesorado de Biología, de un Instituto de Formación Docente de Corrientes, Argentina [tesis de maestría, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires]. Repositorio institucional RIDAA. https://www.ridaa.unicen.edu.ar/handle/123456789/2605

Silva, H. M. y Mortimer, E. F. (2020). Teachers’ conceptions about the origin of humans in the context of three Latin American countries with different forms and degrees of secularism. Science & Education, 29(3), 691-711. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00124-8

Moreno, E. R. y Quintanilla, M. (2010). Caracterización de las Concepciones Epistemológicas del Profesorado de Biología en Ejercicio sobre la Naturaleza de la Ciencia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9(1), 111-124. http://reec.educacioneditora.net/volumenes/volumen9/ART7_VOL9_N1.pdf

Orellana-Sepulveda, C., Quintanilla-Gatica, M. R., y Páez-Cornejo, R. (2018). Concepciones sobre enseñanza y aprendizaje de las Ciencias Naturales de educadoras de párvulos en formación en Chile y sus relaciones con modelos de racionalidad científica. Ciência y Educação (Bauru), 24(4). https://doi.org/10.1590/1516-731320180040014

Ramírez-López, M. (2020). Concepciones del profesorado sobre Ciencia y Tecnología en la Educación Superior Tecnológica. Revista electrónica sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad, 8(15). Recuperado de https://www.ctes.org.mx/index.php/ctes/article/view/747

Rodríguez, E. A. y Meneses, J. A. (2005). Las concepciones y creencias de profesores de ciencias naturales sobre ciencia, su enseñanza y aprendizaje, mediadas por la formación inicial, la educación continuada y la experiencia profesional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 5(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4061

Solís-Ramírez, E., Porlán Ariza, R., Rivero García, A. y Martín del Pozo, R. (2012). Las concepciones de los profesores de ciencias de secundaria en formación inicial sobre metodología de enseñanza. Revista Española de Pedagogía, 70(253), 495-514. https://www.jstor.org/stable/23767028

Stone, M. (1999). Enseñanza para la Comprensión, vinculación entre la investigación y la práctica. Editorial Paidós.

Valbuena-Ussa, E.O. y Martín del Pozo, R. (2007). El conocimiento didáctico del contenido biológico: estudio de las concepciones disciplinares y didácticas de futuros docentes de la Universidad Pedagógica Nacional (Colombia). [tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. Repositorio institucional de la UCM. https://eprints.ucm.es/id/eprint/7731/

Ortiz Giral, M. C., & Ramírez Sánchez, P. E. (2022). Concepções sobre ensino e aprendizagem de ciências a partir da análise das práticas pedagógicas de um romance didático. Praxis, Educación Y Pedagogía, (7), e2021913. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i7.11913

Downloads

Não há dados estatísticos.