Conteúdo do artigo principal

Autores

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa “Ensino de Ciências, Contexto e Diversidade Cultural” e representa um avanço de uma tese de doutorado. O objetivo é realizar uma aproximação da interculturalidade como campo conceitual. Para isso, realiza-se uma revisão bibliográfica de diferentes autores que abordam o conceito de interculturalidade, com ênfase especial na América Latina. Em seguida, discute-se a perspectiva teórica a partir da qual o conceito de “campo” é compreendido, até chegar ao objetivo central do artigo. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica que culmina em uma reflexão crítica. É importante destacar que este artigo não pretende oferecer uma interpretação definitiva da interculturalidade. Ao contrário, propõe uma abordagem ampla, tratando o conceito como um exercício dinâmico, reflexivo e complexo.

Ana Elsy Vidal Rengifo, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

Aluno do Doutorado Interinstitucional em Educação, Universidad del Valle, Cali, Colômbia.

Amazon. (2021). Póster de yuxtaposición visual perdida en lienzo y arte de pared, impresión moderna para dormitorio familiar, 60 x 90 cm [Imagen]. https://acortar.link/MYyfsF

Castillo G., E., y Guido G., S. P. (2015). La interculturalidad: ¿principio o fin de la utopía? Revista Colombiana De Educación, (69), 17-44. https://doi.org/10.17227/01203916.69rce17.44

Decreto 804 de 1995 [Ministerio de Educación Nacional]. Por medio del cual se reglamenta la atención educativa para grupos étnicos. 18 de mayo de 1995.

Decreto 1122 de 1998 [Ministerio de Educación Nacional]. Por el cual se expiden normas para el desarrollo de la Cátedra de Estudios Afrocolombianos, en todos los establecimientos de educación formal del país y se dictan otras disposiciones. 18 de junio de 1998.

Díaz, M. (1993). El campo intelectual de la Educación. Universidad del Valle.

Domínguez, I. (2013). La migración transnacional del discurso intercultural. Su incorporación, apropiación y resignificación por actores educativos en Veracruz, México. Intercultural Education, 24(5), 503–505. https://doi.org/10.1080/14675986.2013.843244

Ferrâo, V. (2010). Educación Intercultural en América Latina: Distintas concepciones y tensiones actuales. Estudios Pedagógicos, 36(2), 333-342. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052010000200019

Flórez, G. (2013). La dimensión ambiental en los escenarios escolares. Educación y Ciencia, 16, 129–146. https://repositorio.uptc.edu.co/handle/001/11409

Garcés, F. (2018). El campo conceptual de la pedagogía. https://www.academia.edu/37246419/Garc%C3%A9s_JF_El_campo_conceptual_de_la_pedagog%C3%ADa_pdf

García, E., Castillo, M., Guerrero, R., Castro, M., Grajales, Y., y Carabalí, J. (2019). Diversidad cultural en la enseñanza de las ciencias en Colombia. Programa Editorial de la Universidad del Valle.

Jiménez. A. (2018). Historia del pensamiento pedagógico colombiano. Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Centro de Investigaciones y Desarrollo Científico. https://die.udistrital.edu.co/sites/default/files/doctorado_ud/produccion/historia_del_pensamiento_pedagogico_colombiano.pdf

Leff, E. (2006). Aventuras de la Epistemología Ambiental: De la articulación de ciencias al diálogo de saberes. Siglo XXI Editores.

Ley 70 de 1993. Por la cual se desarrolla el artículo transitorio 55 de la Constitución Política. 31 de agosto de 1993. D. O. No. 41.013. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=7388

Mendoza Z., R. G. (2017). Inclusión educativa por interculturalidad: implicaciones para la educación de la niñez indígena. Perfiles educativos, 39(158), 52-69. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982017000400052&lng=es&tlng=es.

Mignolo, W. (2003). La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemisferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad. En E. Lander (Ed.), Colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas (pp. 34-52). CLACSO.

Molina, A., y Utges, G. (2011). Diversidad cultural, concepciones de los profesores y los ámbitos de sus prácticas. Dos estudios de caso. Revista de Enseñanza de la Física, 24(2), 7-26.

Molina-Andrade, A., Martínez, C., Mosquera, C., y Mojica, L. (2009). Diversidad cultural e implicaciones en la enseñanza de las ciencias: reflexiones y avances. Revista Colombiana de educación, (56), 105-130. https://doi.org/10.17227/01203916.7582

Molina-Andrade, A., Suárez, C., Utges, G., Mojica, L., Cifuentes, M., Reyes, J., Martínez, C., y Pedreros, R. (2014). Concepciones de los profesores sobre el fenómeno de la diversidad cultural y sus implicaciones en la enseñanza de las ciencias. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. https://doi.org/10.14483/9789588832807

Molina-Andrade, A., y Mojica, L. (2013). Enseñanza como puente entre conocimientos científicos escolares y conocimientos ecológicos tradicionales. Magis. Revista Internacional de Investigación En Educación, 6(12), 37-53. https://www.redalyc.org/pdf/2810/281029756003.pdf

Mosquera, C., y Molina, A. (2011). Tendencias actuales en la formación de profesores de ciencias, diversidad cultural y perspectivas contextualistas. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (30), 9-29. https://doi.org/10.17227/ted.num30-1096

Organización Internacional del Trabajo. (1989). Convenio (N. 169) sobre Pueblos Indígenas y Tribales. Declaración de las Naciones Unidas sobre los Derechos de los Pueblos Indígenas. https://www.ilo.org/sites/default/files/wcmsp5/groups/public/@americas/@ro-lima/documents/publication/wcms_345065.pdf

Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En E. Lander (Comp.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales perspectivas latinoamericanas (pp. 777-832). Consejo latinoamericano de Ciencias.

Tello, A. (2019). Políticas públicas e interculturalidad. En F. Garcés y R. Bravo (Coords.), Interculturalidad: Problemáticas y perspectivas diversas (pp. 167-184). Ediciones Abya-Yala. https://doi.org/10.7476/9789978104972

Tovar-Gálvez, J. C., y Acher, A. (2021). Diseño de prácticas interculturales de enseñanza de las ciencias basado en evidencia. Enseñanza de las ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, 39(1), 99–115. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2891

Uribe, M., y Mosquera, C. (2016). Una enseñanza de las ciencias interculturales: Algunos elementos conceptuales que dan reconocimiento a la diversidad cultural y sus implicaciones en la enseñanza de las ciencias. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Número extraordinario), 1705–1711. https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/4803

Villalta, M. (2016). Educación intercultural en Latinoamérica: Análisis de las investigaciones de campo en la región. Psicoperspectivas, 15, 130-143. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol15-Issue1-fulltext-605

Walsh, C. (2009). Interculturalidad y (de)colonialidad. Perspectivas críticas y políticas. XII Congreso ARIC, Florianópolis, Brasil.

Walsh, C. (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. Construyendo interculturalidad crítica, 75(96), 167-181.

Vidal Rengifo, A. E. (2024). A interculturalidade como campo conceitual: uma exploração reflexiva. Praxis, Educación Y Pedagogía, (13), e40314539. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i13.14539

Downloads

Não há dados estatísticos.