Olhar profissional e trajetórias hipotéticas de aprendizagem na prática pedagógica de futuros professores
Conteúdo do artigo principal
A prática pedagógica na formação inicial de professores deve considerar o uso e a apropriação dos conhecimentos profissionais. Este artigo argumenta que o uso das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) na prática pedagógica de futuros professores de Matemática favorece o desenvolvimento de sua olhar profissionalmente sobre o pensamento matemático dos estudantes e currículo. Nesse contexto, as THA não são apenas um referencial teórico para a olhar profissionalmente, mas também ferramentas metodológicas e recursos curriculares. Consequentemente, este estudo identifica possíveis caminhos de pesquisa para explorar a olhar profissionalmente por meio do uso das THA sob múltiplas perspectivas. Recomenda-se a incorporação das THA nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, devido ao seu potencial para ampliar a olhar profissionalmente e para aprimorar aspectos teóricos e práticos dos processos de ensino e aprendizagem.
- Educação matemática
- Visão profissional
- Formação inicial de professores
- Prática pedagógica
- Trajetórias hipotéticas de aprendizagem (THA)
Amador, J. (2020). Noticing as a Tool to Analyze Mathematics Instruction and Learning. En O. Chapman y L. Salvador (Eds.), International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 311–336). https://doi.org/10.1163/9789004418967_012
Amador, J. M. (2019). Preservice Teachers' Use of Curricular Resources for Mathematics Lesson Design. Mathematics Teacher Education and Development, 21(1), 51–81. https://eric.ed.gov/?id=EJ1216048
Amador, J. M. (2022). Mathematics teacher educator noticing: examining interpretations and evidence of students’ thinking. Journal of Mathematics Teacher Education, 25(2), 163–189. https://doi.org/10.1007/s10857-020-09483-z
Amador, J., Males, L., Earnest, D., y Dietiker, L. (2017). Curricular Noticing: Theory on and Practice of Teachers’ Curricular Use. En E. Schack, M. Fisher, y J. Wilhelm (Eds.), Teacher Noticing: Bridging and Broadening Perspectives, Contexts, and Frameworks (pp. 427–443). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-46753-5_25
Bernabeu, M., Moreno, M., y Llinares, S. (2019). Experimento de enseñanza como una aproximación metodológica a la investigación en Educación Matemática. Uni-pluriversidad, 19(2), 103–123. https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.19.2.07
Bosch, M., y Gascón, J. (2009). Aportaciones de la Teoría Antropológica de lo Didáctico a la formación del profesorado de matemáticas de Secundaria. En M. González, M. González, y J. Murillo (Eds.), Investigación en educación matemática XIII (pp. 89–114). SEIEM. http://educmath.inrp.fr/Educmath/
Cárcamo, A., y Fuentealba, C. (2023). Un modelo para la construcción de trayectorias hipotéticas de aprendizaje Preliminares. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 37 (76), 577–701. https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a10
Decreto 2450 de 2015 [Ministerio de Educación Nacional]. Por el cual se reglamentan las condiciones de calidad para el otorgamiento y renovación del registro calificado de los programas académicos de licenciatura y los enfocados a la educación, y se adiciona el Decreto 1075 de 2015, Único Reglamentario del Sector Educación. 17 de diciembre de 2015. https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=64184
Downton, A., y Sullivan, P. (2020). Models of in-service mathematics teacher education professional development. En S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (2ª ed., pp. 627–631). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_115
Edgington, C. (2012). Teachers' uses of a learning trajectory to support attention to students' mathematical thinking [Tesis de doctorado no publicada]. North Carolina State University. http://search.proquest.com/docview/1346014792?accountid=17192
Ellis, A., Ozgur, Z., Kulow, T., Dogan, M., y Amidon, J. (2016). An exponential growth learning trajectory: Students’ emerging understanding of exponential growth through covariation. Mathematical Thinking and Learning, 18(3), 151–181. https://doi.org/10.1080/10986065.2016.1183090
Fernández, C., y Choy, B. (2020). Theoretical Lenses to Develop Mathematics Teacher Noticing. En International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 337–360). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004418967_013
Fernández, C., Sánchez-Matamoros, G., Valls, J., y Callejo, M. (2018). Noticing students’ mathematical thinking: Characterization, development and contexts. Avances de Investigación en Educación Matemática, 13, 39–61. https://doi.org/10.35763/aiem.v0i13.229
Godino, J., y Llinares, S. (2008). Competencia docente en el análisis de procesos instructivos y desarrollo de una “mirada profesional”. Aportes desde el interaccionismo simbólico. En A. Avila (Ed.), Rutas de la Educación Matemática (pp. 19–37). Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática.
González-Forte, J., Ivars, P., y Fernández, C. (2021). Un estudio sobre la mirada curricular en estudiantes para profesor de matemáticas. En R. Satorre (Coord.), REDES-INNOVAESTIC 2021, Libro de actas (pp. 42-43). Universidad de Alicante.
Ivars, P., y Fernández, C. (2023). Snapshots of curricular noticing: planning a subtraction algorithm lesson in primary education. En M. Ayalon, B. Koichu, R. Leikin, L. Rubel. y M. Tabach (Eds.), Proceedings of the 46th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 3, pp. 107–114). PME.
Jacobs, V., Lamb, L., y Philipp, R. (2010). Professional Noticing of Children’s Mathematical Thinking. En Journal for Research in Mathematics Education (Vol. 41, pp. 169–202). National Council of Teachers of Mathematics. https://doi.org/10.2307/20720130
Kang, R. (2022). Preparing Middle and High School Teachers for Effectively Teaching Mathematical Modeling through Curricular and Professional Noticing [Tesis Doctoral no publicada]. University of Georgia.
Lesh, R., y Kelly, A. (2000). Multitiered Teaching Experiments. En R. Lesh y A. Kelly (Eds.), Handbook of Research Design in Mathematics and Science Education (pp. 197–230). Lawrence Erlbaum Associates Publishers. https://doi.org/https://doi.org/10.4324/9781410602725
Llinares, S. (2013). El desarrollo de la competencia docente “mirar profesionalmente” la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas. Educar em Revista, 50, 117–133. https://doi.org/10.1590/s0104-40602013000400009
Llinares, S. (2020). Tools and ways of thinking in mathematics teacher education: An introduction. En International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 1-19). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004418967_001
Males, L., Earnest, D., Amador, J., y Dietiker, L. (2015). Examining K-12 prospective teachers’ curricular noticing. En T. Bartell, K. Bieda, R. Putnam, K. Bradfield, y H. Dominguez (Eds.), Proceedings of the 37th Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 88–95). East Lansing, MI: Michigan State University.
Males, L., y Setniker, A. (2019). An examination of prospective secondary teachers’ curricular noticing when planning. En Paper presentation at the annual meeting of the American Educational Research Association. https://par.nsf.gov/servlets/purl/10134823
Ministerio de Educación Nacional. (2016). La práctica como escenario de aprendizaje. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-357388_recurso_1.pdf
Olson, T. (2014). Articulated learning trajectories: A framework for mathematical content analyses. En A. Maloney, J. Confrey y K. Nguyen (Eds.), Learning over time: Learning trajectories in mathematics education (pp. 187–226). Information Age Publishing.
Resolución 18583 de 2017 [Ministerio de Educación Nacional]. Por la cual se ajustan las características específicas de calidad de los programas de Licenciatura para la obtención, renovación o modificación del registro calificado, y se deroga la Resolución 2041 de 2016. 15 de septiembre de 2017. https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=71384&dt=S
Rezat, S. (2024) Research on curriculum resources in mathematics education: a survey of the field. ZDM Mathematics Education, 1–15. https://doi.org/10.1007/s11858-024-01559-x
Ruíz-Higueras, L., y García, F. (2011). Análisis de las praxeologías didácticas: implicaciones en la formación de maestros. En M. Bosch, J. Gascón, A. Ruiz Olarría, M. Artaud, A. Bronner, Y. Chevallard, G. Cirade y C. Ladage (Eds.), Un panorama de la TAD, CRM Documents (pp. 431–464). Centre de Recerca Matemàtica.
Schoen, R., LaVenia, M., y Ozsoy, G. (2019). Teacher beliefs about mathematics teaching and learning: Identifying and clarifying three constructs. Cogent Education, 6(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2019.1599488
Simon, M. (1995). Reconstructing Mathematics Pedagogy from a Constructivist Perspective. Journal for Research in Mathematics Education, 26(2), 114–145. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.26.2.0114
Wickstrom, M., y Langrall, C. (2020). The case of Mrs. Purl: Using a learning trajectory as a tool for teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, 23(1), 97–125. https://doi.org/10.1007/s10857-018-9412-8
Wilkie, K. J. (2020). Investigating students’ attention to covariation features of their constructed graphs in a figural pattern generalisation context. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(2), 315–336. https://doi.org/10.1007/s10763-019-09955-6
Wilson, P., Mojica, G., y Confrey, J. (2013). Learning trajectories in teacher education: Supporting teachers’ understandings of students’ mathematical thinking. The Journal of Mathematical Behavior, 32(2), 103–121. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2012.12.003
Wilson, P., Sztajn, P., Edgington, C., y Myers, M. (2015). Teachers’ uses of a learning trajectory in student-centered instructional practices. Journal of Teacher Education, 66(3), 227–244. https://doi.org/10.1177/002248711557410
Zapatera-Llinares, A. (2015). La competencia “mirar con sentido” de estudiantes para maestro (epm) analizando el proceso de generalización en alumnos de Educación Primaria [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad de Alicante.
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.