Conteúdo do artigo principal

Autores

A prática pedagógica na formação inicial de professores deve considerar o uso e a apropriação dos conhecimentos profissionais. Este artigo argumenta que o uso das Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem (THA) na prática pedagógica de futuros professores de Matemática favorece o desenvolvimento de sua olhar profissionalmente sobre o pensamento matemático dos estudantes e currículo. Nesse contexto, as THA não são apenas um referencial teórico para a olhar profissionalmente, mas também ferramentas metodológicas e recursos curriculares. Consequentemente, este estudo identifica possíveis caminhos de pesquisa para explorar a olhar profissionalmente por meio do uso das THA sob múltiplas perspectivas. Recomenda-se a incorporação das THA nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, devido ao seu potencial para ampliar a olhar profissionalmente e para aprimorar aspectos teóricos e práticos dos processos de ensino e aprendizagem.

María Fernanda Mejía Palomino, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

Estudante do Doutorado Interinstitucional em Educação, Universidade do Vale, Cali, Colômbia.

Diego Garzón Castro, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

Professor do Doutorado Interinstitucional em Educação, Universidade do Vale, Cali, Colômbia.

Amador, J. (2020). Noticing as a Tool to Analyze Mathematics Instruction and Learning. En O. Chapman y L. Salvador (Eds.), International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 311–336). https://doi.org/10.1163/9789004418967_012

Amador, J. M. (2019). Preservice Teachers' Use of Curricular Resources for Mathematics Lesson Design. Mathematics Teacher Education and Development, 21(1), 51–81. https://eric.ed.gov/?id=EJ1216048

Amador, J. M. (2022). Mathematics teacher educator noticing: examining interpretations and evidence of students’ thinking. Journal of Mathematics Teacher Education, 25(2), 163–189. https://doi.org/10.1007/s10857-020-09483-z

Amador, J., Males, L., Earnest, D., y Dietiker, L. (2017). Curricular Noticing: Theory on and Practice of Teachers’ Curricular Use. En E. Schack, M. Fisher, y J. Wilhelm (Eds.), Teacher Noticing: Bridging and Broadening Perspectives, Contexts, and Frameworks (pp. 427–443). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-46753-5_25

Bernabeu, M., Moreno, M., y Llinares, S. (2019). Experimento de enseñanza como una aproximación metodológica a la investigación en Educación Matemática. Uni-pluriversidad, 19(2), 103–123. https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.19.2.07

Bosch, M., y Gascón, J. (2009). Aportaciones de la Teoría Antropológica de lo Didáctico a la formación del profesorado de matemáticas de Secundaria. En M. González, M. González, y J. Murillo (Eds.), Investigación en educación matemática XIII (pp. 89–114). SEIEM. http://educmath.inrp.fr/Educmath/

Cárcamo, A., y Fuentealba, C. (2023). Un modelo para la construcción de trayectorias hipotéticas de aprendizaje Preliminares. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 37 (76), 577–701. https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a10

Decreto 2450 de 2015 [Ministerio de Educación Nacional]. Por el cual se reglamentan las condiciones de calidad para el otorgamiento y renovación del registro calificado de los programas académicos de licenciatura y los enfocados a la educación, y se adiciona el Decreto 1075 de 2015, Único Reglamentario del Sector Educación. 17 de diciembre de 2015. https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=64184

Downton, A., y Sullivan, P. (2020). Models of in-service mathematics teacher education professional development. En S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education (2ª ed., pp. 627–631). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-15789-0_115

Edgington, C. (2012). Teachers' uses of a learning trajectory to support attention to students' mathematical thinking [Tesis de doctorado no publicada]. North Carolina State University. http://search.proquest.com/docview/1346014792?accountid=17192

Ellis, A., Ozgur, Z., Kulow, T., Dogan, M., y Amidon, J. (2016). An exponential growth learning trajectory: Students’ emerging understanding of exponential growth through covariation. Mathematical Thinking and Learning, 18(3), 151–181. https://doi.org/10.1080/10986065.2016.1183090

Fernández, C., y Choy, B. (2020). Theoretical Lenses to Develop Mathematics Teacher Noticing. En International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 337–360). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004418967_013

Fernández, C., Sánchez-Matamoros, G., Valls, J., y Callejo, M. (2018). Noticing students’ mathematical thinking: Characterization, development and contexts. Avances de Investigación en Educación Matemática, 13, 39–61. https://doi.org/10.35763/aiem.v0i13.229

Godino, J., y Llinares, S. (2008). Competencia docente en el análisis de procesos instructivos y desarrollo de una “mirada profesional”. Aportes desde el interaccionismo simbólico. En A. Avila (Ed.), Rutas de la Educación Matemática (pp. 19–37). Sociedad Mexicana de Investigación y Divulgación de la Educación Matemática.

González-Forte, J., Ivars, P., y Fernández, C. (2021). Un estudio sobre la mirada curricular en estudiantes para profesor de matemáticas. En R. Satorre (Coord.), REDES-INNOVAESTIC 2021, Libro de actas (pp. 42-43). Universidad de Alicante.

Ivars, P., y Fernández, C. (2023). Snapshots of curricular noticing: planning a subtraction algorithm lesson in primary education. En M. Ayalon, B. Koichu, R. Leikin, L. Rubel. y M. Tabach (Eds.), Proceedings of the 46th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 3, pp. 107–114). PME.

Jacobs, V., Lamb, L., y Philipp, R. (2010). Professional Noticing of Children’s Mathematical Thinking. En Journal for Research in Mathematics Education (Vol. 41, pp. 169–202). National Council of Teachers of Mathematics. https://doi.org/10.2307/20720130

Kang, R. (2022). Preparing Middle and High School Teachers for Effectively Teaching Mathematical Modeling through Curricular and Professional Noticing [Tesis Doctoral no publicada]. University of Georgia.

Lesh, R., y Kelly, A. (2000). Multitiered Teaching Experiments. En R. Lesh y A. Kelly (Eds.), Handbook of Research Design in Mathematics and Science Education (pp. 197–230). Lawrence Erlbaum Associates Publishers. https://doi.org/https://doi.org/10.4324/9781410602725

Llinares, S. (2013). El desarrollo de la competencia docente “mirar profesionalmente” la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas. Educar em Revista, 50, 117–133. https://doi.org/10.1590/s0104-40602013000400009

Llinares, S. (2020). Tools and ways of thinking in mathematics teacher education: An introduction. En International Handbook of Mathematics Teacher Education (Vol. 2, pp. 1-19). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004418967_001

Males, L., Earnest, D., Amador, J., y Dietiker, L. (2015). Examining K-12 prospective teachers’ curricular noticing. En T. Bartell, K. Bieda, R. Putnam, K. Bradfield, y H. Dominguez (Eds.), Proceedings of the 37th Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 88–95). East Lansing, MI: Michigan State University.

Males, L., y Setniker, A. (2019). An examination of prospective secondary teachers’ curricular noticing when planning. En Paper presentation at the annual meeting of the American Educational Research Association. https://par.nsf.gov/servlets/purl/10134823

Ministerio de Educación Nacional. (2016). La práctica como escenario de aprendizaje. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-357388_recurso_1.pdf

Olson, T. (2014). Articulated learning trajectories: A framework for mathematical content analyses. En A. Maloney, J. Confrey y K. Nguyen (Eds.), Learning over time: Learning trajectories in mathematics education (pp. 187–226). Information Age Publishing.

Resolución 18583 de 2017 [Ministerio de Educación Nacional]. Por la cual se ajustan las características específicas de calidad de los programas de Licenciatura para la obtención, renovación o modificación del registro calificado, y se deroga la Resolución 2041 de 2016. 15 de septiembre de 2017. https://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=71384&dt=S

Rezat, S. (2024) Research on curriculum resources in mathematics education: a survey of the field. ZDM Mathematics Education, 1–15. https://doi.org/10.1007/s11858-024-01559-x

Ruíz-Higueras, L., y García, F. (2011). Análisis de las praxeologías didácticas: implicaciones en la formación de maestros. En M. Bosch, J. Gascón, A. Ruiz Olarría, M. Artaud, A. Bronner, Y. Chevallard, G. Cirade y C. Ladage (Eds.), Un panorama de la TAD, CRM Documents (pp. 431–464). Centre de Recerca Matemàtica.

Schoen, R., LaVenia, M., y Ozsoy, G. (2019). Teacher beliefs about mathematics teaching and learning: Identifying and clarifying three constructs. Cogent Education, 6(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2019.1599488

Simon, M. (1995). Reconstructing Mathematics Pedagogy from a Constructivist Perspective. Journal for Research in Mathematics Education, 26(2), 114–145. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.26.2.0114

Wickstrom, M., y Langrall, C. (2020). The case of Mrs. Purl: Using a learning trajectory as a tool for teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, 23(1), 97–125. https://doi.org/10.1007/s10857-018-9412-8

Wilkie, K. J. (2020). Investigating students’ attention to covariation features of their constructed graphs in a figural pattern generalisation context. International Journal of Science and Mathematics Education, 18(2), 315–336. https://doi.org/10.1007/s10763-019-09955-6

Wilson, P., Mojica, G., y Confrey, J. (2013). Learning trajectories in teacher education: Supporting teachers’ understandings of students’ mathematical thinking. The Journal of Mathematical Behavior, 32(2), 103–121. https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2012.12.003

Wilson, P., Sztajn, P., Edgington, C., y Myers, M. (2015). Teachers’ uses of a learning trajectory in student-centered instructional practices. Journal of Teacher Education, 66(3), 227–244. https://doi.org/10.1177/002248711557410

Zapatera-Llinares, A. (2015). La competencia “mirar con sentido” de estudiantes para maestro (epm) analizando el proceso de generalización en alumnos de Educación Primaria [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad de Alicante.

Mejía Palomino, M. F., & Garzón Castro, D. (2024). Olhar profissional e trajetórias hipotéticas de aprendizagem na prática pedagógica de futuros professores. Praxis, Educación Y Pedagogía, (14), e40715376. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i14.15376

Downloads

Não há dados estatísticos.