Conteúdo do artigo principal

Autores

Este trabalho tem como objeto de estudo a geração de dispositivos de treinamento para promover o ensino de ciências em contextos interculturais. O objetivo da experiência apresentada é conectar conhecimentos científicos e vernáculos sobre a mesma matéria e seu ensino na escola primária. Para esse fim, foi feito um trabalho de intervenção em um instituto de formação de professores aborígines e para o qual um workshop foi projetado, preparado e implementado de acordo com o objetivo proposto. A apresentação define os principais elementos da Educação Intercultural Bilíngue e relaciona a imagem da ciência escolar às visões de mundo aborígines sobre um tema específico: as Plêiades. A metodologia regente da pesquisa é a pesquisa-ação; as atividades implementadas foram ancoradas no conhecimento ancestral determinado pelo tema escolhido. Os registros foram obtidos através de produções escritas, observações, entrevistas, análise de documentos, etc. Por fim, os resultados obtidos foram analisados e por meio deles se observa a importância das histórias orais como forma de transmitir conhecimentos ancestrais, destacando o fato de existirem versões diferentes delas. A maioria dos estudantes que participaram da atividade conhecia as Plêiades, as narrativas a elas associadas e relatavam seus movimentos no céu noturno de forma a estabelecer vínculos entre o conhecimento ancestral e o conhecimento científico. Por outro lado, a relevância do dispositivo de treinamento projetado exibiu um trabalho metacognitivo dos estudantes.

Geraldine Chadwick, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación

Mg. en Educación: Pedagogías Críticas y Problemáticas Socioeducativas, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Letras, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: geralchad@ccpems.exactas.uba.ar  ORCID: 0000-0002-2173-4631

Leonor Bonan †, Instituto de Investigaciones CeFIEC

Doctora en Ciencias Geológicas, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones CeFIEC, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: lbonan@de.fcen.uba.ar ORCID: 0000-0001-7069-3293 

María Lorena González, Instituto de Investigaciones CeFIEC

Especialista en Enseñanza de las Ciencias Naturales, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones CeFIEC, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: marialorenag@gmail.com ORCID: 0000-0002-7993-3721 

Ana Pittaro, Instituto de Investigaciones CeFIEC

Profesora de Enseñanza Media y Superior en Física, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones CeFIEC, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: anapittaro@gmail.com  ORCID: 0000-0002-6569-2584

Julieta Bonanata, Instituto de Investigaciones CeFIEC

 Licenciada en Ciencias Biológicas, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones CeFIEC, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: julietabonanata@gmail.com ORCID: 0000-0002-6035-7760

Santiago Azpiazu, Instituto de Investigaciones CeFIEC

Profesor de Enseñanza Media y Superior en Física, Universidad de Buenos Aires, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Instituto de Investigaciones CeFIEC, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Correo electrónico: santiago.azpiazu@gmail.com ORCID: 0000-0003-0002-8663

Adúriz-Bravo, A., Godoy, E., Iglesias, M., Bonan, L. y González Galli, L. (2006). Las imágenes de ciencia y de científico en una propuesta de educación inclusiva para todos y todas. En: Añaños Bedriñana, F. Educación social: formación, realidad y retos (pp. 427-435). Granada: Editorial Universitario.

Chadwick, G. (2019). Aportes a la Educación Intercultural Bilingüe: los vínculos entre las representaciones científicas y vernáculas sobre Las Pléyades en el Gran Chaco. (Tesis de Maestría). Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Hecht, A. y Schmidt, M. (2016). Maestros de la Educación Intercultural Bilingüe. Regulaciones, experiencias y desafíos. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico.

Kemmis, S. (1988). El currículum: Más allá de la teoría de la reproducción. Madrid: Morata.

López, A. (2008). Las Pléyades, el sol y el ciclo anual entre los mocovíes. En: VI Congreso Argentino de Americanistas. Buenos Aires: Astronomía cultural.

Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología (2012). Currículo para la Educación Primaria del Chaco. Resistencia, Provincia de Chaco, Argetnina. Recuperado de: http://www.dirdocumentacion.com.ar

Sánchez, O. (2010). Rasgos culturales de los Tobas. Resistencia: Librería de la Paz.

Sánchez, O. (1987). Togueshic l’aqtaxanaxac na Qompi. Antiguos relatos Tobas. Junta Unida de Misiones.

Sarasola, C. (2013). Nuestros paisanos los indios. Buenos Aires: Del Nuevo Extremo.

Sirvent, M. T. y Rigal, L. (2012). Investigación Acción Participativa. Un desafío para nuestros tiempos para la construcción de una sociedad democrática. Buenos Aires: Páramos Andinos.

Stauffer, J., Hartmann, L., Fazio, G., Allen, L., Patten, B., Lowrance, P., Hurt, R., Rebull, L., Cutri, R., Ramirez, S., Young, E., Rieke, G., Gorlova, N., Muzerolle, J., Slesnick, C., & Skrutskie, M. (2007). Near- and Mid-Infrared Photometry of the Pleiades and a New List of Substellar Candidate Members. The Astrophysical Journal Supplement Series, 172(2), 663-685.

Tola, F. y Descola, P. (2012). Yo no estoy solo en mi cuerpo: cuerpos-personas múltiples entre los tonas del chaco Argentino. Buenos Aires: Biblos.

Chadwick, G., Bonan †, L., González, M. L., Pittaro, A., Bonanata, J., & Azpiazu, S. (2020). Dispositivos de formação de professores: estabelecendo vínculos entre Dapichi´ e Plêiades. Praxis, Educación Y Pedagogía, (5), 54–73. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i5.9766

Downloads

Não há dados estatísticos.