Conteúdo do artigo principal

Autores

Esta pesquisa procura identificar as crenças iniciais que os estudantes do sexto ano têm sobre o conceito de probabilidade e determinar a sua incidência na aprendizagem formal neste campo. Este é um estudo qualitativo e exploratório baseado em cinco categorias de raciocínio probabilístico em que os níveis de imprevisibilidade, determinismo, mecânica, pré-rigor e rigor determinam as linhas de raciocínio dos estudantes quando confrontados com problemas envolvendo probabilidade. Os dados foram recolhidos a partir de questionários e entrevistas semi-estruturadas. O estudo envolveu 16 estudantes do sexto ano do ensino secundário básico de uma instituição de ensino oficial na cidade de Cali, Colômbia. Os resultados mostram que quando os estudantes enfrentam problemas envolvendo o conceito de probabilidade, recorrem a crenças tais como sorte, destino, vontade de Deus, controlo sobre geradores de aleatoriedade. Estas crenças por vezes erróneas podem afectar o seu desempenho no processo de aprendizagem. Conclui-se que é importante que os professores identifiquem as crenças dos estudantes antes da concepção de materiais ou estratégias de ensino, pois estas podem tornar-se um apoio à construção do conhecimento ou um obstáculo ao desenvolvimento de processos de compreensão de conceitos matemáticos.

Arnulfo Fajardo Valencia, Institución Educativa José María Carbonell

Mg. en Gestión de Tecnología Educativa, Universidad de Santander, Bucaramanga, Colombia.

Coordinador, Institución Educativa José María Carbonell, Cali, Colombia.

Correo electrónico: arnulfo_fajardo@carbonellcali.com

ORCID: 0000-0002-5294-1940

Amir, G. y Williams, J. (1999). Cultural influences on children’s probabilistic thinking. The Journal of Mathematical Behavior, 18(1), 85–107. https://doi.org/10.1016/s0732-3123(99)00018-8

Ang, L. H., y Shahrill, M. (2014). Identifying Students’ Specific Misconceptions in Learning Probability. International Journal of Probability and Statistics, 3(2), 23–29. http://article.sapub.org/10.5923.j.ijps.20140302.01.html

Barragues J. y Guisasola, J. (2009). Una propuesta para la enseñanza de la probabilidad en la universidad basada en la investigación didáctica. Educación Matemática, 21(3), 127–162. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4419204

Batanero, C. (2006). Razonamiento probabilístico en la vida cotidiana: un desafío educativo.En P. Flores y J. Lupiáñez (eds.), Investigación en el aula de matemáticas. Estadística y Azar. (pp. 1-17). Sociedad de Educación Matemática Thales.

https://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/ConferenciaThales2006.pdf

Batanero, C. (2016). Retos en la investigación sobre didáctica de la probabilidad. En E. Mariscal (Coord.). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp.844-851). Comité Latinoamericano de Matemática Educativa. https://www.clame.org.mx/actas.html

Batanero, C., Chernoff, E. J., Engel, J., Lee, H. S., y Sánchez, E. (2016). Research on Teaching and Learning Probability. In Research on Teaching and Learning Probability. (pp. 1-33). https://doi.org/10.1007/978-3-319-31625-3_1

Ben-Zvi, D. (2018). Foreword. In A. Leavy, M. Meletiou-Mavrotheris y E. Paparistodemou (eds.), Statistics in early childhood and primary education: supporting early statistical and probabilistic thinking (pp. vii–viii). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1044-7

Budgett, S., y Pfannkuch, M. (2019). Visualizing Chance: Tackling Conditional Probability Misconceptions. In G. Burrill, y D. Ben-Zvi (eds), Topics and Trends in Current Statistics Education Research, (pp. 3–25). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-03472-6_1

Estrada, A., y Batanero, C. (2015). Construcción de una Escala de Actitudes hacia la Probabilidad y su Enseñanza para Profesores. En C. Fernández, M. Molina y N. Planas (eds.), Investigación en Educación Matemática XIX. (pp. 239-247). Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática.. http://hdl.handle.net/10045/51393

Fajardo-Valencia, A., y Benitez Mojica, D. (2020). Influencia de las creencias de los estudiantes en la resolución de problemas en educación matemática. Revista de Educación Matemática 35(3), 21-36.. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/REM/article/view/28106

Fischbein, E., Y Schnarch, D. (2016). The Evolution with Age of Probabilistic, Intuitively Based Misconceptions. Journal for Research in Mathematics Education, 28(1), 96-105. https://doi.org/10.2307/749665

García, J., y Sánchez, E. (2013). Niveles de razonamiento probabilístico de estudiantes de bachillerato frente a una situación básica de variable aleatoria y distribución. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (eds.), Actas de Las Jornadas Virtuales de Didáctica de La Estadística, Probabilidad y Combinatoria, (pp. 417-424). Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. http://www.ugr.es/~jmcontreras/pages/Investigacion/Actas%20jornadas.pdf

Gal, I., y Ginsburg, L. (1994). The role of beliefs and attitudes in learning statistics: Towards an assessment framework. Journal of Statistics Education, 2(2). https://doi.org/10.1080/10691898.1994.11910471

Gómez-Chacón, I. (2003). La Tarea Intelectual en Matemáticas. Afecto, Meta-afecto y los Sistemas de Creencias. Boletín de La Asociación Matemática Venezolana, 10(2), 225–248. https://eprints.ucm.es/id/eprint/21577/1/IGomez8.pdf

Gómez Torres, E. (2016). Estadística y Probabilidad en el Currículo Colombiano Para Educación Básica y Media. En XXVI Simposio Internacional de Estadística, 8 al 12 de agosto, Sincelejo, Colombia. (pp.1-5). https://docplayer.es/42683957-Estadistica-y-probabilidad-en-el-curriculo-colombiano-para-educacion-basica-y-media.html

Groth, R. E., Austin, J. W., Naumann, M., y Rickards, M. (2021). Toward a theoretical structure to characterize early probabilistic thinking. Mathematics Education Research Journal, 33(2), 241–261. https://doi.org/10.1007/s13394-019-00287-w

Inzunza, S. (2014). Geogebra: Una herramienta cognitiva para la enseñanza de la probabilidad. En Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 12, 13 y 14 de noviembre, Buenos Aires, Argentina. (pp. 1-11). Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. https://docplayer.es/38490613-Geogebra-una-herramienta-cognitiva-para-la-ensenanza-de-la-probabilidad.html

Jones, G. A., Langrall, C. W., Thornton, C. A., y Mogill, T. A. (1997). A framework for assessing and nurturing young children‘s thinking in probability. Educational Studies in Mathematics, 32(2), 101–125. https://doi.org/10.1023/A:1002981520728

Kahneman, D., y Tversky, A. (1972). Subjective probability: A judgment of representativeness. Cognitive Psychology, 3(3), 430–454. https://doi.org/10.1016/0010-0285(72)90016-3

Maher, C. A., y Ahluwalia, A. (2014). Counting as a foundation for learning to reason about probability. In E. Chernoff, y B. Sriraman (eds), Probabilistic thinking: Presenting plural perspectives, (pp. 559-580). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7155-0_30

Ministerio de Educación Nacional. (1998). Lineamientos Curriculares de Matemáticas. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-89869_archivo_pdf9.pdf

Ministerio de Educación Nacional (2006). Estándares Básicos de Competencias en Matemáticas. En Estándares Básicos de Competencias En Lenguaje, Matemáticas, Ciencias y Ciudadanas. Guía sobre lo que los estudiantes deben saber y saber hacer con lo que aprenden (pp. 46–95). Ministerio de Educación Nacional. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-340021_recurso_1.pdf

Nicolson, C. P. (2005). Is chance fair? A student’s thoughts on probability. Teaching Children Mathematics, 12(2), 83–89. https://doi.org/10.5951/TCM.12.2.0083

Polaki, M. V. (2002). Using instruction to identify mathematical practices associated with Basotho elementary students’ growth in probabilistic thinking. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 2(3), 357–370. https://doi.org/10.1080/14926150209556526

Rodríguez-Alveal, F., Díaz-Levicoy, D., y Vásquez-Ortiz, C. (2018). Evaluación de la alfabetización probabilística del profesorado en formación y en activo. Estudios Pedagógicos, 44(1), 135–156. https://doi.org/10.4067/s0718-07052018000100135

Saldanha, L., y Liu, Y. (2014). Challenges of Developing Coherent Probabilistic Reasoning: Rethinking Randomness and Probability from a Stochastic Perspective. In E. Chernoff, y B. Sriraman (eds), Probabilistic Thinking. Advances in Mathematics Education (pp. 367–396). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7155-0_20

Sanabria, G., y Núñez, F. (2017). La probabilidad como elemento orientador de la toma de decisiones. Revista Digital. Matemática, Educación e Internet, 17(2), 1–12. https://doi.org/10.18845/rdmei.v17i2.3079

Sánchez y Benítez, D. (1997). Algunos acercamientos al pensamiento probabilista de los alumnos. En R. M. Farfán (ed.), Actas de la Undécima Reunión de Matemática Educativa. Relme, (pp. 157–161). Comité Latinoamericano de Matemática Educativa CLAME. https://www.clame.org.mx/documentos/alme%2011.pdf

Sánchez, E. y Landín, P. R. (2014). Levels of Probabilistic Reasoning of High School Students About Binomial Problems. In E. Chernoff, y B. Sriraman (eds). Probabilistic Thinking. Advances in Mathematics Education (pp. 581–597). Springer.

https://doi.org/10.1007/978-94-007-7155-0_31

Schoenfeld, A. H. (1985). Mathematical problem solving. Academic Press Inc.

Schoenfeld, A. H. (2016). Learning to think mathematically: problem solving, metacognition, and sense making in mathematics. Journal of Education, 196(2), 1-38 https://doi.org/10.1177/002205741619600202

Sharma, S. (2006). Personal Experiences and Beliefs in Early Probabilistic Reasoning: Implications for Research. International Electronic Journal of Mathematics Education, 1(1), 35-54. https://doi.org/10.29333/iejme/170

Sharma, S. (2012). Cultural Influences in Probabilistic Thinking. Journal of Mathematics Research, 4(5), 63-77. https://doi.org/10.5539/jmr.v4n5p63

Sharma, S. (2016). Probability from a socio-cultural perspective. Statistics Education Research Journal, 15(2), 126–144. https://doi.org/10.52041/serj.v15i2.244

Stanovich, K. E., Toplak, M. E., y West, R. F. (2008). The development of rational thought: A taxonomy of heuristics and biases. Advances in Child Development and Behavior, 36, 251-285. https://doi.org/10.1016/S0065-2407(08)00006-2

Vásquez, C., y Alsina, Á. (2014). Enseñanza de la probabilidad en educación primaria. Un desafío para la formación inicial y continua del profesorado. Números. Revista de Didáctica de Las Matemáticas, 85, 5–23. http://funes.uniandes.edu.co/3677/1/V%C3%A1squez2014Ense%C3%B1anzaNumeros85.pdf

Vásquez, C., y Alsina, A. (2017). Lenguaje probabilístico: Un camino para el desarrollo de la alfabetización probabilística. Un estudio de caso en el aula de educación primaria. Bolema. Boletim de Educação Matemática, 31(57), 454–478. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a22

Watson, J. M., Collis, K. F., y Moritz, J. B. (1997). The development of chance measurement. Mathematics Education Research Journal, 9(1), 60–82. https://doi.org/10.1007/BF03217302

Fajardo Valencia, A. (2023). Crenças iniciais dos estudantes sobre probabilidade. Praxis, Educación Y Pedagogía, (8), e2012424. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i8.12424

Downloads

Não há dados estatísticos.