A cidade: um recurso didático das Ciências Sociais que pode mobilizar aprendizagens
Conteúdo do artigo principal
O ensino das Ciências Sociais na Colômbia está passando por um processo de transformação, impulsionado por mudanças curriculares, avanços tecnológicos e novas demandas sociais. Na Instituição Educativa Carlos Holmes Trujillo, em Cali, a cidade foi incorporada como recurso didático por meio de uma estratégia centrada na exploração do ambiente urbano para promover aprendizagens significativas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e participativa, estruturada em quatro fases: diagnóstico do contexto, planejamento, desenho e implementação. A plataforma Classroom foi integrada como ferramenta para articular os conteúdos escolares com o entorno. A proposta incluiu oito atividades coelaboradas com os professores e aplicadas no quinto ano, favorecendo a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de competências cívicas. Os resultados mostraram que o uso pedagógico da cidade fortalece a compreensão crítica do ambiente, promove a identidade territorial e potencializa a aprendizagem significativa. Os professores avaliaram positivamente a experiência, embora tenham reconhecido a necessidade de maior formação em metodologias ativas. Já os estudantes destacaram a utilidade das ferramentas tecnológicas e o caráter dinâmico das atividades. Em conclusão, integrar o ambiente urbano à formação escolar constitui uma estratégia eficaz para conectar os conteúdos curriculares à vida cotidiana, consolidando a cidade como um espaço educativo vivo, participativo e contextualizado.
- Educação
- Ciências sociais
- Educação cidadã
- Aprendizagem significativa
- Didática
- Novas abordagens
- Cidade
- Metodologias ativas
- Google classroom
Alderoqui, S. (1994). La ciudad se enseña. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 241–266). Paidós.
Arias Gómez, D. H. (2015). La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: lugar de las disciplinas y disputa por la hegemonía de un saber. Revista de estudios sociales, (52), 134–146. https://doi.org/10.7440/res52.2015.09
Ávila-Toscano, J. H., Marenco-Escuderos, A. D., y Romero-Pérez, I. K. (2019). Redes de cooperación entre autores e instituciones en Ciencias Sociales dentro del modelo científico colombiano: comparación por género y área del conocimiento. Revista general de información y documentación, 29(1), 209–227. https://dx.doi.org/10.5209/rgid.64545
Ayala G., E. T. (2017). La ciudad como espacio habitado y fuente de socialización. Ánfora, 24(42), 189–216. https://doi.org/10.30854/anf.v24.n42.2017.170
Boisier, S. (2006). América Latina en un medio siglo (1950/2000): el desarrollo, ¿dónde estuvo? Investigaciones Regionales, (9),145–167.
Camilloni, A. R. W. (1994). Didáctica de las ciencias sociales. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 13–32). Paidós.
Cardona Z., L. A., y Calle Á., G. Y. (2023). Los textos multimodales como recurso didáctico para la enseñanza de la escritura en un Centro Educativo Rural. RHS-Revista Humanismo y Sociedad, 11(1), 1–15. http://fer.uniremington.edu.co/ojs/index.php/RHS/article/view/569/630#:~:text=In%20the%20conclusions%20it%20is,Introducci%C3%B3n
Chaverri C., P., y Fernández, I. (2023). Individualismo y colectivismo cultural en relación con la desigualdad socioeconómica desde el enfoque de la psicología social evolutiva. Ánfora, 30(55), 77–104.
García C., N. (2010). La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Katz.
Gómez-Gonçalves, A. y Corrochano F., D. (2021). Are urban green spaces used as didactical resources in Spanish Primary Education? Revista invi, 36(103), 349–376.
Gurevich, R., y Zelmanovich, P. (1994). Geografía: análisis de una propuesta didáctica sobre la contaminación del Riachuelo. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 267–284). Paidós.
Hernández, S. R. (2008). Metodología de la investigación (4ª ed.). McGraw-Hill.
Institución Educativa Carlos Holmes Trujillo. (2022). Proyecto Educativo Institucional 2020-2025. https://ieocarlosholmestrujillo.edu.co/wp-content/uploads/2024/08/2022-PEI-IECHT-2020-2025-OFICIAL.pdf
Luengo, M. A. (2015). El derecho a la ciudad y su naturaleza jurídico-urbanística: los supuestos de Barakaldo y Milton Keynes [Trabajo de doctorado, Repositorio Universidad Complutense de Madrid]. https://hdl.handle.net/20.500.14352/26644
Martínez, Z. I. (2011). La enseñanza de las Ciencias Sociales a través de una estrategia didáctica apoyada en las canciones en las canciones a nivel inferencial del pensamiento en estudiantes de secundaria [Trabajo de grado, Universidad de Antioquia]. http://hdl.handle.net/10495/7510
Moreno-Crespo, P., Moreno-Fernández, O., Ferreras-Listán, M., y Martìn-Bermúdez, N. (2019). La ciudad como espacio socializador y educativo: una mirada a las “Ciudades Educadoras”. Espacios, 40(31).
Quiroga, F., Capella, C., Sepúlveda, G., Conca, B., y Miranda, J. (2021). Identidad personal en niños y adolescentes: estudio cualitativo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 19(2), 320–344.
Ramoneda, J. (1998). Una idea filosófica de ciutat. En J. Nogué (Coord.), La ciutat: visions análisis i reptes (pp. 75–82). Universitat de Girona.
Restrepo, L. F. (2020). Un nuevo reino imaginado: Las Elegías de varones ilustres de Indias de Juan de Castellanos. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. http://doi.org/10.11144/Javeriana.9789587815207
Rizo G., M. (2005). La ciudad como objeto de estudio de la comunicología: Hipótesis, preguntas y rutas para la construcción de un estado del arte sobre la línea de investigación "Ciudad y comunicación". Andamios, 1(2), 197–225.
Segal, A., y Gojman, S. (1998). Selección de contenidos y estrategias didácticas en ciencias sociales: la "trastienda" de una propuesta. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales II: teorías con prácticas (pp. 77–100). Paidós.
Siede, I. A. (1994). Comentarios para una bibliografía básica en español. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 285–294). Paidós.
Silva, M. M. (2018). Gobierno urbano: la ciudad en la configuración del orden político en la tradición occidental [Trabajo de doctorado, Universidad Pontificia Bolivariana]. http://hdl.handle.net/20.500.11912/4374
Villa, A., y Alderoqui, S. (1998). La ciudad revisitada: el espacio urbano como contenido social. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales II: teorías con prácticas (pp. 101–130). Paidós.
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.