Conteúdo do artigo principal

Autores

O ensino das Ciências Sociais na Colômbia está passando por um processo de transformação, impulsionado por mudanças curriculares, avanços tecnológicos e novas demandas sociais. Na Instituição Educativa Carlos Holmes Trujillo, em Cali, a cidade foi incorporada como recurso didático por meio de uma estratégia centrada na exploração do ambiente urbano para promover aprendizagens significativas. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e participativa, estruturada em quatro fases: diagnóstico do contexto, planejamento, desenho e implementação. A plataforma Classroom foi integrada como ferramenta para articular os conteúdos escolares com o entorno. A proposta incluiu oito atividades coelaboradas com os professores e aplicadas no quinto ano, favorecendo a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento de competências cívicas. Os resultados mostraram que o uso pedagógico da cidade fortalece a compreensão crítica do ambiente, promove a identidade territorial e potencializa a aprendizagem significativa. Os professores avaliaram positivamente a experiência, embora tenham reconhecido a necessidade de maior formação em metodologias ativas. Já os estudantes destacaram a utilidade das ferramentas tecnológicas e o caráter dinâmico das atividades. Em conclusão, integrar o ambiente urbano à formação escolar constitui uma estratégia eficaz para conectar os conteúdos curriculares à vida cotidiana, consolidando a cidade como um espaço educativo vivo, participativo e contextualizado.

Jose Octalivar Guerrero Sarria,  Institución Educativa Llanadas, Secretaría de Educación de Caldas, Colombia.

Doctorando En Educación, institución donde se estudia, ciudad, país. Institución Educativa Carlos Holmes Trujillo. Docente Secretaria de Educación Municipal, Cali, Colombia.

Alderoqui, S. (1994). La ciudad se enseña. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 241–266). Paidós.

Arias Gómez, D. H. (2015). La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: lugar de las disciplinas y disputa por la hegemonía de un saber. Revista de estudios sociales, (52), 134–146. https://doi.org/10.7440/res52.2015.09

Ávila-Toscano, J. H., Marenco-Escuderos, A. D., y Romero-Pérez, I. K. (2019). Redes de cooperación entre autores e instituciones en Ciencias Sociales dentro del modelo científico colombiano: comparación por género y área del conocimiento. Revista general de información y documentación, 29(1), 209–227. https://dx.doi.org/10.5209/rgid.64545

Ayala G., E. T. (2017). La ciudad como espacio habitado y fuente de socialización. Ánfora, 24(42), 189–216. https://doi.org/10.30854/anf.v24.n42.2017.170

Boisier, S. (2006). América Latina en un medio siglo (1950/2000): el desarrollo, ¿dónde estuvo? Investigaciones Regionales, (9),145–167.

Camilloni, A. R. W. (1994). Didáctica de las ciencias sociales. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 13–32). Paidós.

Cardona Z., L. A., y Calle Á., G. Y. (2023). Los textos multimodales como recurso didáctico para la enseñanza de la escritura en un Centro Educativo Rural. RHS-Revista Humanismo y Sociedad, 11(1), 1–15. http://fer.uniremington.edu.co/ojs/index.php/RHS/article/view/569/630#:~:text=In%20the%20conclusions%20it%20is,Introducci%C3%B3n

Chaverri C., P., y Fernández, I. (2023). Individualismo y colectivismo cultural en relación con la desigualdad socioeconómica desde el enfoque de la psicología social evolutiva. Ánfora, 30(55), 77–104.

García C., N. (2010). La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Katz.

Gómez-Gonçalves, A. y Corrochano F., D. (2021). Are urban green spaces used as didactical resources in Spanish Primary Education? Revista invi, 36(103), 349–376.

Gurevich, R., y Zelmanovich, P. (1994). Geografía: análisis de una propuesta didáctica sobre la contaminación del Riachuelo. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 267–284). Paidós.

Hernández, S. R. (2008). Metodología de la investigación (4ª ed.). McGraw-Hill.

Institución Educativa Carlos Holmes Trujillo. (2022). Proyecto Educativo Institucional 2020-2025. https://ieocarlosholmestrujillo.edu.co/wp-content/uploads/2024/08/2022-PEI-IECHT-2020-2025-OFICIAL.pdf

Luengo, M. A. (2015). El derecho a la ciudad y su naturaleza jurídico-urbanística: los supuestos de Barakaldo y Milton Keynes [Trabajo de doctorado, Repositorio Universidad Complutense de Madrid]. https://hdl.handle.net/20.500.14352/26644

Martínez, Z. I. (2011). La enseñanza de las Ciencias Sociales a través de una estrategia didáctica apoyada en las canciones en las canciones a nivel inferencial del pensamiento en estudiantes de secundaria [Trabajo de grado, Universidad de Antioquia]. http://hdl.handle.net/10495/7510

Moreno-Crespo, P., Moreno-Fernández, O., Ferreras-Listán, M., y Martìn-Bermúdez, N. (2019). La ciudad como espacio socializador y educativo: una mirada a las “Ciudades Educadoras”. Espacios, 40(31).

Quiroga, F., Capella, C., Sepúlveda, G., Conca, B., y Miranda, J. (2021). Identidad personal en niños y adolescentes: estudio cualitativo. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 19(2), 320–344.

Ramoneda, J. (1998). Una idea filosófica de ciutat. En J. Nogué (Coord.), La ciutat: visions análisis i reptes (pp. 75–82). Universitat de Girona.

Restrepo, L. F. (2020). Un nuevo reino imaginado: Las Elegías de varones ilustres de Indias de Juan de Castellanos. Editorial Pontificia Universidad Javeriana. http://doi.org/10.11144/Javeriana.9789587815207

Rizo G., M. (2005). La ciudad como objeto de estudio de la comunicología: Hipótesis, preguntas y rutas para la construcción de un estado del arte sobre la línea de investigación "Ciudad y comunicación". Andamios, 1(2), 197–225.

Segal, A., y Gojman, S. (1998). Selección de contenidos y estrategias didácticas en ciencias sociales: la "trastienda" de una propuesta. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales II: teorías con prácticas (pp. 77–100). Paidós.

Siede, I. A. (1994). Comentarios para una bibliografía básica en español. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones (pp. 285–294). Paidós.

Silva, M. M. (2018). Gobierno urbano: la ciudad en la configuración del orden político en la tradición occidental [Trabajo de doctorado, Universidad Pontificia Bolivariana]. http://hdl.handle.net/20.500.11912/4374

Villa, A., y Alderoqui, S. (1998). La ciudad revisitada: el espacio urbano como contenido social. En S. Alderoqui y B. Aisenberg (Comps.), Didáctica de las ciencias sociales II: teorías con prácticas (pp. 101–130). Paidós.

Guerrero Sarria, J. O. (2023). A cidade: um recurso didático das Ciências Sociais que pode mobilizar aprendizagens. Praxis, Educación Y Pedagogía, (12), e20213052. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i12.13052

Downloads

Não há dados estatísticos.