Conteúdo do artigo principal

Autores

Este artigo de reflexão busca responder à seguinte pergunta: qual é a relação entre a Educação em Direitos Humanos (EDH), a formação cidadã e a educação para a paz? O objetivo é destacar a importância do direito à EDH, enfatizando a necessidade urgente de sua implementação e fortalecimento nos espaços formativos da América Latina, especialmente diante da emergência de governos e políticas que restringem a vivência dos direitos humanos. Nesse contexto, a EDH é reconhecida como a base que consolida a formação cidadã, promovendo e assegurando os direitos humanos na construção de sociedades que favoreçam seu exercício, com base na democracia, na garantia da dignidade humana e na criação de contextos de paz. Metodologicamente, o estudo baseia-se na análise da produção acadêmica reunida para responder à pergunta de pesquisa proposta. Esta investigação integra o trabalho de doutorado da autora e fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, utilizando diversas fontes de informação por meio da análise documental como estratégia metodológica para a construção de reflexões teóricas sobre fenômenos sociais em contextos específicos (Galeano, 2012); neste caso, sobre a relevância da EDH na América Latina.

Karen Maricel Franco Bautista, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia.

Doutoranda em Educação e Bacharel em Educação Básica com ênfase em Ciências Sociais pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (DIE-UD). Mestrado em Sociologia pela Universidade Nacional da Colômbia. Professor de educação secundária na Secretaria de Educação Distrital de Bogotá, Colômbia. Referente para a Colômbia do Centro Ana Frank Argentina para a América Latina.

Agudelo, E. (2015). ¿Quién responde por la formación de los docentes como sujetos de derechos en las facultades de educación? Folios, (41), 103–116. https://doi.org/10.17227/01234870.41folios103.116

Agudelo, E. (2016). El lugar de los derechos humanos en el proceso de constitución de los profesores/as en formación como sujetos de derechos. Un estudio de caso desde los programas de licenciatura en ciencias sociales de las universidades Pedagógica Nacional y Distrital de Bogotá [Tesis de Doctorado, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio Institucional - Universidad Pedagógica Nacional. http://lsocial.udistrital.edu.co:8080/documents/37512/12176541/TESIS+DOCTORAL+ELKIN+FINAL.pdf

Aguilar, M. (2019). Los derechos humanos como contenido curricular en la formación de profesionales de la educación en Centroamérica. Revista Diálogo Interdisciplinario Sobre Educación, 1(2), 11–34. https://revistas.ues.edu.sv/index.php/redised/article/view/1594/1522

Alonso, Ó. (2020). Integración curricular: cultura de paz y derechos humanos en Centroamérica. Revista Electrónica de Conocimientos, Saberes y Prácticas, 3(1), 149–158. https://doi.org/10.5377/recsp.v3i1.9797

Banco Interamericano de Desarrollo. (2024). Seguridad Ciudadana en América Latina y el Caribe. Banco Interamericano de Desarrollo. https://www.iadb.org/es/noticias/seguridad-ciudadana-en-america-latina-y-el-caribe

Barrios, A. (2020). La educación en derechos humanos y el currículo oculto: consideraciones teórico-prácticas sobre el cotidiano escolar brasileño. Educación, 29(56), 7–26. https://doi.org/10.18800/educacion.202001.001

Cabrejas, J., De Michele, V., Lagomarsino, J., Schajovitsh, J., y Segui, N. (2012). Discapacidad, derechos humanos y concientización en la escuela. Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, 23(2), 30–48. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/derechoshumanos/article/view/5514/5339

Chávez, M., y Bonifacio, R. (2019). Concepciones docentes sobre los derechos humanos en la escuela. Edähi Boletín Científico de Ciencias Sociales y Humanidades Del ICSHu, 8(15), 54–64. https://repository.uaeh.edu.mx/revistas/index.php/icshu/issue/archive

Fernández, M. (2010). Derechos humanos y construcción de ciudadanía en la escuela. Una propuesta para construir democracia participando en la actividad sociocultural. Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, 21(2), 135–154. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/derechoshumanos/article/view/1942/1844

Galeano, M. (2012). Estrategias de investigación social cualitativa. El giro de la mirada. La Carreta Editores.

Herz, M., y Summa, G. (2025). La extrema derecha como amenaza para la gobernanza mundial. Nueva Sociedad, 315. https://nuso.org/articulo/315-la-extrema-derecha-como-amenaza-para-la-gobernanza-mundial/

Instituto Interamericano de Derechos Humanos. (2013). El Derecho a la Educación en Derechos Humanos en las Américas (1ª ed.). https://www.iidh.ed.cr/images/Publicaciones/EducaDH/Informe%20interamericano%20de%20la%20educacion%20en%20derechos%20humanos.%20El%20derecho%20a%20la%20educacion%20en%20derechos%20humanos%20en%20las%20Americas.pdf

Iturralde, D. (2015). La incorporación de la educación en derechos humanos en América Latina: monitoreo y resultados. Dfensor. Revista Mensual de La Comisión de Derechos Humanos Del Distrito Federal, 10(13), 10–16. https://cdhcm.org.mx/wp-content/uploads/2015/10/Dfensor-1015.pdf

Magendzo, A. (1998). La educación en derechos humanos: Reflexiones y retos para enfrentar un nuevo siglo. Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe, (47), 27-33. https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000114723_spa&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_8d5c6861-f192-4c55-9426-27edb07cf80a%3F_%3D114723spa.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000114723_spa/PDF/114723spa.pdf#%5B%7B%22num%22%3A73%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2Cnull%2Cnull%2C0%5D

Magendzo, A. (1999). La educación en derechos humanos en América Latina: Una mirada de fin de siglo. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/la-educacion-en-derechos-humanos-en-america-latina-una-mirada-de-fin-de-siglo-abraham-magendzo.pdf

Magendzo, A. (2002). Derechos humanos y curriculum escolar. Revista IIDH, 36, 327–339. https://www.corteidh.or.cr/tablas/R06835-12.pdf

Magendzo, A. (2015). Educación en Derechos Humanos y Educación Superior: una perspectiva controversial. Reencuentro (70), 47-69. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34046812004

Magendzo, A., y Toledo, M. (2015). Educación en derechos humanos: Estrategia pedagógica-didáctica centrada en la controversia. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1–16. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/6864/16398

Nava, J., y Méndez, M. (2019). Adolescentes y derechos humanos: una aproximación a su ejercicio efectivo en la escuela. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(1), 285–299. https://doi.org/10.11600/1692715X.17117

Nogara, A., Vieira, L., y Marivete, G. (2016). Políticas públicas relacionadas à diversidade sexual na escola. Psicología Escolar e Educacional, 20(2), 291–302. https://doi.org/10.1590/2175-353920150202968

Nogueira, H. (2008). El derecho a la educación y sus regulaciones básicas en el derecho constitucional chileno e internacional de los derechos humanos. Ius et Praxis, 14(2), 209–269. https://doi.org/10.4067/S0718-00122008000200007

Pulga, C. (2023). Memorias barriales. Una apuesta metodológica para la creación de escenarios de participación y construcción de futuros posibles. Colegio Sorrento (IED), Secretaría de Educación del Distrito. https://repositoriosed.educacionbogota.edu.co/entities/publication/ac5c08bc-10bd-41c0-b696-7b998b551801

Rivas, R. (2010). El Derecho a la Educación y la Educación en Derechos Humanos en el contexto internacional. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 4(2), 25–39. https://revistas.ucentral.cl/revistainclusiva/article/view/4_2_003

Rodríguez, L. (2014). El discurso de los derechos humanos y sus condiciones de posibilidad en la escuela secundaria. Sinéctica, 42, 1–14. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2014000100005

Sacavino, S., y Candau, V. (2013). Derechos humanos, educación, interculturalidad: construyendo prácticas pedagógicas para la paz. Ra Ximhai, 10(2), 205–225. https://www.redalyc.org/pdf/461/46131266009.pdf

Siede, I. (2013). Los derechos humanos en las escuelas argentinas: Una genealogía curricular [Tesis de doctorado, Universidad de Buenos Aires]. Repositorio Institucional - Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/9908

Siede, I. (2021). La función política de la escuela en busca de un espacio en el currículo. En G. Schujman y I. Siede (Eds.), Ciudadanía para armar. Aportes para la formación ética y política (2ª ed., pp. 15–37). Aique Grupo Editor.

Tünnermann, C. (1997). Los derechos humanos: evolución histórica y reto educativo. UNESCO. https://www.enriquebolanos.org/media/publicacion/3150.pdf

Franco Bautista, K. M. (2024). Sem violência nem ditadura: A educação em direitos humanos na formação política para a paz. Praxis, Educación Y Pedagogía, (14), e40314568. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i14.14568

Downloads

Não há dados estatísticos.