Conteúdo do artigo principal

Autores

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica que investiga a seguinte questão de pesquisa: Quais são as oportunidades na relação entre o currículo integrado e o campo de estudos dos letramentos na educação secundária? Trata-se de uma revisão documental qualitativa que adota alguns critérios do método PRISMA para a seleção dos documentos. Os resultados estão organizados em duas categorias temáticas: (1) o currículo integrado na educação secundária; e (2) o estudo dos letramentos na educação secundária. A primeira categoria contempla cinco estudos, destacando principalmente as experiências de currículo integrado no ensino secundário; a segunda reúne oito estudos, distribuídos em três subtemas: letramentos digitais, letramentos críticos e letramentos e vida social. O artigo conclui apresentando as considerações decorrentes da revisão da literatura, que apontam oportunidades de articulação entre as duas categorias conceituais analisadas e de desenvolvimento de futuras pesquisas de doutorado.

Diana Carolina Rodríguez Orbea, Universidad del Valle

Doutorando em Doctorado Interinstitucional en Educación, Universidad del Valle, Cali, Colombia.

Al-Mutawah, M., Mahmoud, E., Thomas, R., Preji, N., y Alghazo, Y. (2022). Math and science integrated curriculum: Pedagogical knowledge-based education framework. Education Research International, 2022, 984464. https://doi.org/10.1155/2022/2984464

Arredondo, A., y Corzo, J. (2017). La literacidad, conceptualizaciones y perspectivas: hacia un estado del arte. Reflexiones, 96(2), 93–105. http://dx.doi.org/10.15517/rr.v96i2.32084

Bacarizo, B. (2018). Literacidad crítica y aprendizaje de las ciencias sociales en las aulas de educación primaria. Enseñanza de las ciencias sociales, 17, 5–12. https://doi.org/10.1344/ECCSS2018.17.1

Baethge, C., Goldbeck-Wood, S., y Mertens, S. (2019). SANRA — a scale for the quality assessment of narrative review articles. Research Integrity and Peer Review, 4(1), 5. https://doi.org/10.1186/s41073-019-0064-8

Barton, D., y Hamilton, M. (1998). Local Literacies: Reading and Writing in One Community. Routledge.

Beane, J. (2010). La integración del currículum: El diseño del núcleo de la educación democrática. Ediciones Morata.

Bolívar, A. (2008). Didáctica y currículum: de la modernidad a la postmodernidad. Ediciones Aljibe. https://portafdcs.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/didc3a1ctica-y-curriculum-de-la-modernidad-a-la-posmodernidad.pdf

Bouwmans, M., y Béneker, T. (2018). Identifying powerful geographical knowledge in integrated curricula in dutch schools. London Review of Education, 16(3), 445–459. https://doi.org/10.18546/LRE.16.3.07

Cassany, D. (2008). Prácticas letradas contemporáneas. Ríos de Tinta.

Castro, M., y Ruiz, J. (2019). La educación secundaria y superior en Colombia vista desde las pruebas Saber. Praxis & Saber, 10(24), 341–366. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.9465

Dewey, J. (2004). Democracia y educación: una introducción a la filosofía de la educación (1ª ed.). Ediciones Morata.

Díaz B., Á. (2020). De la integración curricular a las políticas de innovación en la educación superior mexicana. Perfiles Educativos, 42(169), 160–179. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.169.59478

Guarín, A., Medina, C., y Posso, C. (2018). Calidad, cobertura y costos ocultos de la educación secundaria pública y privada en Colombia. Desarrollo y Sociedad, 1(81), 61–114. https://doi.org/10.13043/DYS.81.2

Hernández-Zamora, G. (2019). De los Nuevos Estudios de Literacidad a las Perspectivas Decoloniales en la investigación sobre literacidad. Íkala, 24(2), 363–386.

Kleiman, A. (2021). Trayectorias de acceso al mundo de la escritura: relevancia de las prácticas de literacidad no escolares para la literacidad escolar. Enunciación, 26, 68–82. https://doi.org/10.14483/22486798.16911

Liu, K. (2022). A Retrospective Study on the First-Year Implementation of an Integrated Curriculum in a Shanghai Middle School. The International Journal of Pedagogy and Curriculum, 29(2), 47–61. https://doi.org/10.18848/2327-7963/CGP/v29i02/47-61

Marín, J. (2019). Enseñanza de la literacidad en secundaria desde la percepción de los estudiantes. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, (28), 31–57. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i28.2598

McLure, F., Tang, K., y Williams, P. (2022). What do integrated STEM projects look like in middle school and high school classrooms? A systematic literature review of empirical studies of iSTEM projects. International Journal of STEM Education, 9(1), 73. https://doi.org/10.1186/s40594-022-00390-8

Pérez, J. (2022). El enfoque sociocultural del lenguaje: más allá de lo lingüístico y lo comunicativo. Enunciación, 27(2), 186–199. https://doi.org/10.14483/22486798.19166

Roehrig, G., Dare, E., Ring-Whalen, E., y Wieselmann, J. (2021). Understanding coherence and integration in integrated STEM curriculum. International Journal of STEM Education, 8(2). https://doi.org/10.1186/s40594-020-00259-8

Sandoval, D., y Zanotto, M. (2022). Desarrollo de la literacidad crítica, currículo y estrategias didácticas en secundaria. Sinéctica, Revista Electrónica de Educación, (58), 1–22. https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022)0058-008

Street, B. V. (1984). Literacy in theory and practice. Cambridge University Press.

Torres, J. (1994). Globalización e interdisciplinariedad: el currículum integrado. Ediciones Morata.

Torres, J. (2011). La justicia curricular. El caballo de Troya de la cultura escolar. Ediciones Morata.

Vargas-Franco, A. (2015). Literacidad crítica y literacidades digitales: ¿una relación necesaria? (Una aproximación a un marco teórico para la lectura crítica). Folios, (42), 139–160. https://doi.org/10.17227/01234870.42folios139.160

Zavala, V. (2009). La literacidad o lo que la gente hace con la lectura y la escritura. En D. Cassany (Ed.), Para ser Letrados. Voces y miradas sobre la lectura (pp. 23–35). Paidós Educador.

Zavala, V., Niño-Murcia, M., y Ames, P. (Eds.). (2004). Escritura y sociedad: Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú. https://www.estudiosdelaescritura.org/uploads/4/7/8/1/47810247/zavala_et_al_2004_escritura_y_sociedad.nuevas_perspectivas.pdf

Rodríguez Orbea, D. C. (2024). Oportunidades na relação entre o currículo integrado e o campo dos letramentos: projeções para pesquisas na educação secundária. Praxis, Educación Y Pedagogía, (13), e40614587. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i13.14587

Downloads

Não há dados estatísticos.