Da sala de aula ao mundo digital: uma reflexão sobre a implementação de ecossistemas de aprendizagem digital para promover a inclusão no ensino fundamental
Conteúdo do artigo principal
Este artigo tem como objetivo evidenciar a relevância da implementação de ecossistemas de aprendizagem digital como estratégia para promover e fortalecer a inclusão nas salas de aula do ensino fundamental. Para tanto, realiza-se uma reflexão com base no conceito de inclusão, assim como na definição e descrição da implementação desses ecossistemas. Por fim, são analisadas a literatura e pesquisas anteriores sobre o tema, a fim de descrever os efeitos positivos da aplicação dos ecossistemas digitais na prática pedagógica, bem como os possíveis desafios enfrentados pelos docentes que desejam utilizar essas ferramentas.
- Ensino fundamental
- Aprendizagem digital
- Tecnologia educacional
- Inclusão educacional
- Prática docente
Bates, A. W. (2015). Teaching in a Digital Age: Guidelines for designing teaching and learning (2ª ed). BCampus.
Castañeda, L., y Adell, J. (Eds.). (2013). Entornos Personales de Aprendizaje: Claves para el ecosistema educativo en red. Marfil.
Decreto 1421 de 2017. Por el cual se reglamenta en el marco de la educación inclusiva la atención educativa a la población con discapacidad. 29 de agosto de 2017. https://www.mineducacion.gov.co/portal/normativa/Decretos/381928:Decreto-1421-de-agosto-29-de-2017
Deliyore, M. del R. (2018). Costa Rica, from special education to inclusive education. A historical perspective. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 20(31), 165–187. https://doi.org/10.19053/01227238.8600
Ferrari, A. (2012). Digital Competence in practice: An analysis of frameworks. Publications Office of the European Union.
Fullan, M. (2012). Stratosphere: Integrating Technology, Pedagogy, and Change Knowledge (1ª ed.). Pearson.
García-Peñalvo, F. J., Reimann, D., Tuul, M., Rees, A., y Jormanainen, I. (2016). An overview of the most relevant literature on coding and computational thinking with emphasis on the relevant issues for teachers. Zenodo. https://doi.org/10.5281/ZENODO.165123
Gibert D., R. del P., y Gorina S., A. (2023). Ecosistemas digitales de aprendizaje: una alternativa para el aprendizaje del cálculo diferencial e integral. Revista Universidad y Sociedad, 15(4), 30–44.
Islas T., C., y Carranza A., M. del R. (2017). Ecosistemas digitales y su manifestación en el aprendizaje: Análisis de la literatura. Revista de Educación a Distancia (RED), 17(55). https://revistas.um.es/red/article/view/315361
Merino R., C. (2020). Identificación y Tratamiento de las Necesidades Educativas Especiales de los Educandos. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, 6(3), 24–41. https://doi.org/10.17561/RIAI.V6.N3.3
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (1994). Declaración de Salamanca y Marco de Acción sobre Necesidades Educativas Especiales. Ministerio de Educación y Ciencia España. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000098427_spa
Organization for Economic Co-operation and Development. (2015). Students, Computers and Learning: Making the connection. OECD.
Ramos C., J. A. (2024). Recursos TIC, en la evaluación y retroalimentación. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(35), 2126–2139. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v8i35.856
Sebba, J., y Ainscow, M. (1996). International Developments in Inclusive Schooling: mapping the issues. Cambridge Journal of Education, 26(1), 5–18. http://dx.doi.org/10.1080/0305764960260101
Siemens, G., y Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. University of Manitoba.
Tippe M., S. D., y Soto G., S. L. (2021). Política educacional para una modalidad e-learning en la universidad a partir de la pandemia. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 15(2), e1306. https://doi.org/10.19083/ridu.2021.1306
Vislie, L. (2003). From integration to inclusion: Focusing global trends and changes in the western European societies. European Journal of Special Needs Education, 18(1), 17–35. https://doi.org/10.1080/0885625082000042294
Zhao, Y. (2012). World Class Learners: Educating Creative and Entrepreneurial Students (1ª ed.). SAGE Publications.
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.