Conteúdo do artigo principal

Autores

Este artigo aborda o processo de construção do problema de pesquisa relacionado à refiguração da subjetividade política de professores de Matemática, a partir de suas experiências de participação em espaços coletivos. Examina-se, ainda, como a subjetividade política é conceituada no âmbito do projeto e são discutidas as dimensões éticas, epistemológicas e de posicionamento implicadas no fazer investigativo. Isso inclui os questionamentos e as decisões fundamentais que orientam a construção metodológica, fundamentada na adoção da abordagem narrativa —compreendida como uma forma alternativa de investigar e problematizar. Consequentemente, essa abordagem é considerada adequada para tratar da subjetividade política do professor de Matemática no contexto do projeto. O objetivo geral é refletir sobre a relevância dessas questões nos campos da Educação Matemática (EM) e da Formação de Professores de Matemática (FPM), diante de um certo esquecimento na formação docente, o qual tem limitado o impacto dos resultados de pesquisas —especialmente aquelas alinhadas à virada epistemológica centrada na valorização do sujeito— nas práticas e concepções da formação docente.

Cindy Yesenia Indaburo Moreno, Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colombia.

Estudante do Doutorado Interinstitucional em Educação, Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia.

Antúnez, S. (1999). El trabajo en equipo de los profesores y profesoras: factor de calidad, necesidad y problema. El papel de los directivos escolares. Educar, (24), 89–110. https://raco.cat/index.php/Educar/article/view/20705

Carranza, S., y Cristancho, S. (2022). Pasajes narrativos de situaciones inesperadas en la práctica docente de profesores de matemáticas [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional]. http://repositorio.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/18247/Pasajes%20narrativos.pdf?sequence=1&isAllowed=y

González, M. (2016). Narrar-nos es formar-nos: las historias de vida en la formación de maestros. Nodos y nudos, 4(40), 103–116. https://doi.org/10.17227/01224328.5250

Martínez, M. C. (2004). Colectivos y redes de maestros: campo constituyente de sujetos de saber pedagógico y de acción política. Revista colombiana de educación, (47). https://doi.org/10.17227/01203916.5515

Martínez, M. C. (2005). La figura del maestro como sujeto político. El lugar de los colectivos y redes pedagógicas en su agenciamiento. Nudos y nudos, 2(19). https://doi.org/10.17227/01224328.1263

Martínez, M. C. (2006). Disquisiciones sobre el sujeto político. Pistas para pensar su reconfiguración. Revista Colombiana de Educación, 50(1), 120–145. https://www.redalyc.org/pdf/4136/413635244007.pdf

Nava, A. (2015). El trabajo colectivo e individual de los maestros de primaria en la construcción de una comunidad de práctica [Tesis de maestría no publicada]. Universidad Pedagógica Nacional.

Nussbaum, M. C. (2006). El cultivo de la humanidad: una defensa clásica de la reforma en la educación liberal. Paidós.

Ruiz, A., y Prada, M. (2012). La formación de la subjetividad política: Propuestas y recursos para el aula. Paidós.

Ruiz, A. (2018). El relato autobiográfico en la investigación social y educativa. En A. Ruiz y A. Narváez (Eds.), El método en discusión (pp. 15–38). Universidad Pedagógica Nacional.

Torres, A. (2020). El sujeto como desafío político, ángulo de conocimiento y campo problemático. Una aproximación desde el pensamiento de Hugo Zemelman. En A. Ruiz y M. Quintero (Eds.), Educación, política y subjetividad (pp. 202–223). Universidad Pedagógica Nacional.

Indaburo Moreno, C. Y. (2024). A subjetividade política do professor de matemática: uma necessidade de formação. Praxis, Educación Y Pedagogía, (13), e40515186. https://doi.org/10.25100/praxis_educacion.v0i13.15186

Downloads

Não há dados estatísticos.