Subjetividade políticas de professores e professoras em contextos escolares afetados pela violência. Ações pedagógicas para o zelo da vida
Conteúdo do artigo principal
Este artigo apresenta as reflexões derivadas de uma pesquisa de doutorado cuja preocupação é revelar manifestações de subjetividade política de professores em territórios afetados pela violência, especificamente na Comuna 13 de Medellín. O texto parte dos diferentes efeitos que professores e escolas sofreram na Colômbia como resultado dos confrontos gerados pelo conflito armado na história recente do país. Em seguida, a referida Comuna é focada para se conhecer as disputas dos diferentes atores armados. Em meio a essa guerra urbana, coloca-se a questão sobre o papel dos professores na recuperação de expectativas de vida e na recomposição do tecido social. Essa abordagem se baseia na enunciação de algumas experiências escolares que constituem atos de resistência à infâmia e um compromisso ético e político com o zelo à vida. As conclusões reiteram a importância do trabalho educativo nos territórios, bem como a necessidade de construção de uma memória pedagógica que favoreça a circulação de histórias, a troca de saberes e a geração de redes para a construção da paz.
- Violência
- Professores
- Escola
- Subjetividade
- Memória
- Resistência
Abad, H. (2006). El olvido que seremos. Bogotá: Planeta.
Arendt, H. (1993). La condición humana. Barcelona: Paidós.
Aricapa, R. (2015). Comuna 13 crónica de una guerra urbana: de Orión a la escombrera. Bogotá: Ediciones B.
Bárcena, F. (2005). La experiencia reflexiva en educación. Barcelona: Paidós.
Beckett, S. (2014). Esperando a Godot. Buenos Aires: Tusquets.
Bolívar, A. (2002) ¿De nobis ipsis silemus?: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), pp. 1-26.
Bonvillani, A. (2012). Hacia la construcción de la categoría subjetividad política: una posible caja de herramientas y algunas líneas de significación emergentes. En: Subjetividades políticas: desafíos y debates latinoamericanos (pp. 191-202). Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Recuperado de http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/coediciones/20130218032232/Subjetividadespoliticas.pdf
Borges, J. L. (2012). Selección, cuentos, ensayos y poemas. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia.
Caicedo, A. (2014) El atravesado. En: Cuentos completos (pp.253-296). Bogotá: Penguin Random House Grupo Editorial
Castoriadis, C. (1997). El avance de la insignificancia. Argentina, Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires.
De la Urbe (30 de noviembre de 2017). Dar clase, el arma de los profesores en la batalla por la 13”, pp. 8-9.
Durán, N. (2013). Reescribir entre cuerpos andando caminos po(e)sibles. Propuesta de nuevos escenarios para la educación y la investigación educativa. Revista Educación y Pedagogía, 25 (65), pp.79-105.
Echeverri, A. (2002). El aporte de las Expediciones Pedagógicas al Movimiento Pedagógico. En: Suárez H. (Ed.), Veinte años del movimiento pedagógico (1982-2002): entre mitos y realidades. (pp.129-164) Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio y Corporación Tercer Milenio.
Ende, M. (2000). Momo. Bogotá: Alfaguara.
Freire, P. (2011). Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.
Foucault, M. (2002). La hermenéutica del sujeto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Foucault, M. (2008). Tecnologías del yo. Buenos Aires: Paidós.
Fundación Dos Mundos (2009). Escuela y conflicto armado: de bien protegido a espacio protector. Aportes psicosociales para enfrentar las violaciones de los DH y DIH. Bogotá: Espacio Creativo Impresores. Recuperado de https://www.observatoriodelainfancia.es/ficherosoia/documentos/2502_d_escuela_conflicto.pdf
Global Coalition to Protect Education from Attack (GCPEA) (2014). Education under attack: A global study of threats or deliberate use of force against students, teachers, academics, education trade union members and government officials, aid workers and other education staff, and against schools, universities and other education institutions, carried out for political, military, ideological, sectarian, ethnic or religious reasons in 2009-2013. Recuperado de https://reliefweb.int/sites/reliefweb.int/files/resources/Education%20under%20attack_2014.pdf
Global Coalition to Protect Education from Attack (GCPEA) (2018). Education under attack: A Global Study of Attacks on Schools, Universities, their Students and Staff, 2013-2017. Recuperado de: http://www.protectingeducation.org/sites/default/files/documents/eua_2018_full.pdf
Grupo de Memoria Histórica. (2011). La huella invisible de la guerra: desplazamiento forzado en La Comuna 13. Bogotá: Centro Nacional de Memoria Histórica.
Martínez, M., y Cubides, J. (2012). Sujeto y política: vínculos y modos de subjetivación. Revista Colombiana de Educación. (63), pp 67-88.
Juarroz R. (2002). Poesía y realidad. Valencia: Pre-textos.
Juarroz, R. (2016). Poesía vertical. Madrid: Cátedra.
Martínez, A., Unda, P., y Mejía, M. (2002). El itinerario del maestro: De portador a productor de saber pedagógico. En: Suárez, H (Compil) Veinte años del Movimiento Pedagógico, 1982-2002. Entre mitos y realidades (pp. 61-94). Bogotá: Corporación Tercer Milenio y Magisterio.
Mèlich, J. (2009). Ética y narración. Ars- Brevis, pp. 136-150.
Mèlich J. (2010). Ética de la compasión. Barcelona: Herder.
Murillo, G. (2016). La investigación biográfico-narrativa en educación en Colombia siglo XXI. (tesis de doctorado). Universidad de Antioquia, Medellín. Recuperado de http://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/4555/1/GabrielJaimeMurillo_2016_investigacionBiograficoNarrativa.pdf.
Ortiz, N. (Marzo de 2015). Avatares de la investigación narrativa en educación. En: XIV Jornadas, II Congreso Internacional del maestro investigador. Investigar en educación y educar en investigación. Avances y perspectivas realizado por la Universidad Pontificia Bolivariana en Medellín, Colombia.
Passeggi, M. (2015) Narrativa, experiencia y reflexión autobiográfica: por una epistemología del sur en Educación. En Murillo, G. A. (compil). Narrativas de experiencia en educación y pedagogía de la memoria (pp. 69-88). Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires.
Ramírez, H. (2012). En la parte alta abajo. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit.
Romero, F. (2011) Impacto del conflicto armado en la escuela colombiana, caso departamento de Antioquia, 1985 a 2005. (Tesis doctoral). Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá.
Romero, F. (2012). Conflicto armado, escuela, derechos humanos DIH en Colombia. Análisis Político, 26 (77), 57-84. Recuperado de https://revistas.unal.edu.co/index.php/anpol/article/view/44001
Rosero, E. (2007). Los ejércitos. Bogotá: Planeta.
Sábato, E. (2000). La resistencia. Buenos Aires: Planeta.
Todorov, T. (1997). Usos y abusos de la memoria. Corporación Región. Memoria y ciudad. (pp 10-29). Medellín: Corporación Región.
UNESCO (2007). Education under attack: A global study on targeted political and military violence against education staff, students, teachers, union and government officials, aid workers and institutions. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000186303
UNESCO (2010). Education under attack: A global study on targeted political and military violence against education staff, students, teachers, union and government officials, aid workers and institutions. Recuperado de: http://http//unesdoc.unesco.org/images/0018/001868/186809e.pdf
Downloads

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.